Verão: cuidados com os cabelos

19 de janeiro de 2015
POR: Marília Saveri

Sol, mar, piscina. Janeiro tem cheirinho de férias. Mas às vezes, infelizmente, o verão também detona o nosso cabelo, né gente?

Listei pra vocês dicas práticas para cuidar dos cabelos e aproveitar os dias quentes sem preocupação. Fácil, fácil. Confere aí:

Eu conversei com o especialista em terapia capilar e consultor pedagógico do Instituto Embelleze, Allison Lima. Ele nos conta que reparar os estragos ocasionados pelo verão pode dar trabalho e pesar no bolso, por isso é importante que você tenha alguns cuidados preventivos com os cabelos enquanto curte as férias. Veja:

Invista no leave-in

Ao ir para praia ou entrar na piscina é essencial usar no cabelo inteiro um leave-in com protetor solar, que irá fazer uma cobertura nos fios e preservar a nutrição do cabelo. Para que o produto alcance todo o cabelo, o ideal é aplicá-lo utilizando uma escova ou um pente.  Ao sair do mar e/ou piscina é necessário lavar os fios em água doce antes de reaplicá-lo.

Lave bem os cabelos

É normal que o cabelo fique com resíduos de areia, sal e cloro ao ficar muito tempo no mar e na piscina. Por isso, é importante investir em um bom shampoo, condicionador e máscara hidratante. Segundo o profissional do Instituto Embelleze, o ideal é usar uma linha específica para o verão, pois são produtos que possuem protetor solar e ajudam a proteger durante todo o dia.

Hidrate, hidrate, hidrate

O sol muito quente pode deixar os fios ressecados, por isso a hidratação é muito importante neste período do ano. O ideal é fazê-la uma vez por semana, dessa forma ela ajuda a blindar os fios e evitar que eles ressequem e quebrem facilmente.  O creme hidratante deve ser comprado de acordo com o seu tipo de cabelo (oleoso, tingido, ressecado) e deve ser passado em todo o comprimento. É só deixar agir de acordo com o que cada fabricante indica. Após o tempo necessário basta enxaguar, aplicar o condicionador e enxaguá-lo novamente.

Cuidados ao desembaraçar

É importante carregar um pente no nécessaire para desembaraçar os fios sempre que sair do mar ou da piscina. Essa prática evita que os fios fiquem quebradiços. Para ajudar a desembaraçar o cabelo, a ajuda de um creme para pentear específico para o Verão é sempre bem-vindo. Outra dica importante é deixar o cabelo solto após a escovação. Prender os fios molhados pode ocasionar quebras.

 

Cuidado com o calor da chapinha e secador

O ideal é deixar o uso desses aparelhos de lado durante o período na praia e piscina. O calor do sol aliado ao do secador e da chapinha podem causar grandes danos aos fios. Isso porque as altas temperaturas aumentam também o ressecamento do cabelo tirando o brilho e a maciez. Mas para quem não abre mão de usar esses aparelhos, segue mais uma dica: Utilize um bom protetor térmico com os cabelos ainda úmidos e com o secador na temperatura morna (não encoste o secador no cabelo). Finalize com um óleo reparador em todo o comprimento e pontas, caso fique aqueles fios arrepiados, o famoso frizz. A dica é espirrar um pouco de spray, finalizar nas palmas das mãos e, em seguida, passá-las onde houver os frizz indesejáveis.

Comentários

comentários