14
mar
Questão de Saúde

Hey, tudo bom, meninas? Hoje o papo é sério: Quando você vai ao salão de beleza, já reparou se: A manicure utiliza luvas?

– Ela está usando máscara?

– O alicate está embalado individualmente e armazenado em local exclusivo, com controle da data de validade da esterilização?

– Você recebe um kit individual de lixas e palitos?

– Você consegue ver uma autoclave no ambiente?

– As toalhas são trocadas a cada cliente?

Manicures, obrigatoriamente, precisam usar luvas.  Creditos da foto: shutterstcok

Manicures, obrigatoriamente, precisam usar luvas.
Creditos da foto: shutterstock

Uma pesquisa especializada, publicada em 2009, da enfermeira Andrea Schunck, mostrou que, em São Paulo, uma em cada 10 manicures tinham hepatite. E sabe qual é uma das principais razões? A maioria não sabe esterilizar corretamente os instrumentos de trabalho, não utilizam luvas, desconhecem os procedimentos de higiene e as instruções da ANVISA.

Boa parte desse problema deve-se à carência de profissionais capacitados. Muitas manicures ainda não possuem um curso de formação profissional. Aprenderam a esmaltar e cortar cutícula sozinhas, sem saber que para ser manicure é preciso ter conhecimento nas áreas de microbiologia, biossegurança, equipamentos de proteção individual, fisioanatomia da pele e das unhas.

Para evitar a contaminação de doenças infectocontagiosas, tanto a manicure quanto a cliente devem estar atentas aos cuidados de biossegurança. “Fungos, bactérias e vírus patogênicos são responsáveis por diversas doenças que podem ser transmitidas em um salão de beleza, quando medidas de biossegurança não são seguidas à risca. Cumprir o que a ANVISA determina, tornou-se, em 2012, com a regulamentação da profissão, uma obrigação para todas as manicures”, afirma a gerente educacional do Instituto Embelleze, Marília Saveri.

“O salão de beleza tem a obrigação de cobrar que as carteiras de vacinação de seus profissionais estejam em dia,  e de cobrar a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, máscaras e jalecos. A esterilização dos instrumentos e o descarte de lixo devem seguir os protocolos estabelecidos”, ressalta.

Mais do que proporcionar um bom atendimento à cliente, com simpatia e cordialidade, mais do que conhecer as técnicas de cuticulagem e esmaltação, uma manicure profissional deve zelar pela integridade, pela segurança e pela saúde.

shutterstock_296174255 (1)

Comentários

comentários

Uma ideia sobre “Questão de Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *