Cuidados com cabelos lisos e finos.

13 de julho de 2017
POR: Luiz Fratta

Agora que as cacheadas já estão arrasando por aí com as dicas que demos no último post, chegou a vez de ajudar as meninas que sofrem com a síndrome dos cabelos lisos e finos.

“Ah, mas cabelo liso não dá trabalho. É só lavar que já está pronto!” É o que dizem, mas, na realidade, não é bem assim que a banda toca. Ter cabelo liso também requer cuidados para que os fios estejam sempre bonitos e com uma aparência saudável.

  • Tudo bem que tem muitos cabelos lisos com fios mais grossos e resistentes, que não dispensam cuidados, mas são mais fáceis de cuidar do que os de fios mais frágeis. É por isso que separamos algumas dicas para você que se preocupa em fortalecer o os fios de sua cliente e quer saber qual a melhor forma de lidar com esse tipo de cabelo.
  • Primeiro, o cabelo liso e fino tende a ressecar facilmente. Mantê-lo hidratado, duas vezes ao mês, é essencial para deixar os fios mais fortes e com aspecto natural.
  • Os fios finos quebram mais facilmente, podendo se romper até mesmo ao ser amarrado com muita força. O ideal é prendê-los um pouco frouxos ou usar acessórios que não pressionem muito.
  • Pentear o cabelo molhado é um grande erro! Ele sempre quebrará mais quando estiver úmido.
  • O uso do secador ou chapinha em excesso pode agredir os cabelos finos. Por isso, é recomendado aplicar um protetor térmico antes e manter o secador em temperatura baixa e não muito próximo do couro cabeludo, entre 10 e 15 cm de distância.
  • Produtos com queratina ajudam a fortalecer os fios, tornando-os mais fortes e resistentes. Porém, tudo em excesso faz mal. E o uso exagerado pode causar o efeito rebote, ou seja, enrijecer demais os fios. Use com moderação!
  • Aparar as pontas regularmente irá ajudar a evitar a formação de pontas duplas, mais propícias a aparecer nos cabelos finos.
  • Usar condicionador na raíz não é uma boa ideia, pois, apesar dos cabelos lisos e finos serem mais secos, a oleosidade natural, produzida pelas glândulas sebáceas, desliza melhor entre os fios, pois não possuem barreiras como os cabelos enrolados, cacheados ou crespos. Assim, o uso do condicionador vai deixar a raiz mais oleosa e, consequentemente, os fios ficarão mais pesados.
  • Dormir de cabelo molhado é um pecado mortal! Além dos fios apresentarem as mais diferentes formas ao amanhecer, essa prática enfraquece a raiz e favorece a quebra dos fios.
  • A química nesses cabelos é permitida, mas os cuidados precisam ser dobrados para evitar que se tornem ainda mais frágeis. Por exemplo, a combinação da tintura com o alisamento não é uma boa para os fios finos, que não aguentam passar pelos dois procedimentos ao mesmo tempo.

Esses são apenas alguns dos cuidados que você precisa ter ao manusear os fios lisos e finos de sua cliente, mas também é uma forma de partilhar seu conhecimento e ajudá-la a mantê-los saudáveis mesmo longe dos seus olhos. Por isso, compartilhe essas dicas com suas clientes!

E, se quiser aprender muito mais sobre cuidados com todos os tipos de cabelos, acesse o site e confira as opções de cursos voltados para essa área. E lembre-se todo cabelo precisa de atenção e você é a pessoa que pode ajudar a deixá-los ainda mais bonitos e bem cuidados.

Venha para o Instituto Embelleze e descubra a fórmula certa para cada tipo de cabelo!

Comentários

comentários