Cuidados especiais para unhas mais bonitas e saudáveis.

22 de Março de 2018
POR: Luiz Fratta

Volta e meia, a gente aparece por aqui com dicas e tendências de cores, formatos e novas técnicas para deixar as unhas de vocês lindas e modernas. Hoje, vamos falar de algo que é imprescindível quando se trata da beleza das mãos e pés de nossas garotas (e garotos também, porque unhas bonitas são sinal de cuidado e higiene).

 

Abordando todos os aspectos, desde a atenção em casa à manutenção no salão de beleza, vamos destacar os principais motivos pelos quais você deve se preocupar em ter unhas saudáveis antes mesmo de pensar na próxima cor que irá usar. Assim, você irá evitar que suas unhas fiquem fracas, diminuir o risco de contaminações e prevenir a proliferação de bactérias.  Então agora foca nas dicas porque saúde também faz parte da beleza:

 

Cuidados em casa

Como na maior parte do tempo as unhas estão em seu poder, é inevitável dizer que você é a pessoa mais responsável pela saúde delas. Para começar, pode observar semanalmente se não há nada incomum nas unhas das mãos ou dos pés, como o aparecimento de manchas, texturas diferentes ou até mesmo mudança na coloração. Se notar algo muito diferente, talvez seja o caso de procurar um médico, pois o estado das unhas podem sim ter relação com a saúde do corpo. Feita a inspeção, vale lembrar que a limpeza das unhas e a lavagem constante das mãos ajudam a evitar o acúmulo de bactérias. Em casa, você também pode controlar alterações como pequenas lascas que venham a ocasionar a quebra da unha. É possível evitar isso lixando delicadamente a unha danificada sempre que notar que ela está em risco.

 

Fortalecimento das unhas

O enfraquecimento das unhas quase sempre está relacionado à falta de nutrientes no organismo ou à alimentação, isso pode também ser resolvido com a ajuda de vitaminas recomendadas por um médico. Mas existem produtos específicos que ajudam a fortalecer as unhas, como bases fortalecedoras e hidratantes com vitaminas. Ah, manter as unhas hidratadas é sempre bom, ajuda a fortalecer e evitar o ressecamente da cutícula. Outra dica importante é não pesar a mão na lixa para evitar que elas fiquem mais finas e se quebrem com facilidade.

 

Atenção no salão de beleza

Tanto em casa como no salão,  o compartilhamento dos acessórios usados para fazer as unhas não é recomendado, a não ser que os aparelhos sejam muito bem esterelizados. Quando falamos de higiene e esterelização não se trata de desinfetar as ferramentas com álcool ou produtos de limpeza, mas sim de utilizar instrumentos ideais para a limpeza profunda, como os aparelhos esterelizadores. O uso de luvas e a troca dos acessórios, como toalhas e capas para o apoio de pés também é obrigatória. A biossegurança é muito importante dentro de um salão de beleza e seus funcionários precisam sempre estar atentos às regras para evitar a contaminação.  Além disso, o excesso de cuidado também pode se tornar um vilão para a saúde como um todo, gerando contaminação. Remover a cutícula com frequência, sem respeitar os limites das camadas, pode ser uma porta aberta para bactérias. Do mesmo jeito, o tempo de exposição das unhas aos esmaltes podem enfraquecê-las e dificultar a visualização da proliferação de fungos. A dica é: tirar somente o necessário das cutículas e deixar a unha respirar  pelo menos um dia sem esmalte antes de ir ao salão aplicar a próxima cor arrasadora.

Para se aprofundar ainda mais nos cuidados especiais para as unhas, indicamos o curso de Biossegurança em Salão de Beleza do Instituto Embelleze. Nele, você vai aprender tudo o que é preciso para prevenir riscos em todas as atividades exercidas dentro do ambiente de trabalho e preservar a sua saúde e de suas clientes.

 

Aprenda mais sobre beleza conhecendo técnicas para unhas mais saudáveis!

Comentários

comentários