Torne a experiência do seu cliente inesquecível

27 de Abril de 2018
POR: Eduardo Marketing

Já reparou como é gostoso chegar em uma loja, um consultório médico ou restaurante e ser bem recebido? A sensação é como se as pessoas realmente entendessem o que você sente ou deseja. A verdade é que todo mundo gosta de ser bem tratado, de receber mimos, atenção e uma boa dose de cuidado. E é exatamente assim que seus clientes gostariam de ser atendidos!

E não custa muito oferecer uma experiência marcante para o seu cliente. Muitas vezes, os recursos financeiros sequer são necessários. Basta um ambiente acolhedor, um sorriso sincero ou um olhar atencioso. Coisas simples que não custam nada, mas que valem muito na visão do cliente e que irão fazer com que você seja a primeira opção na mente dele.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar quem está querendo montar o próprio salão de beleza, barbearia, clínica de estética, ou, até mesmo, reformar o estabelecimento. Confira dicas essenciais para um bom atendimento!

Recebendo bem o seu cliente

Um ambiente agradável ajuda a manter o cliente mais confortável e desperta a atenção das pessoas. Cadeiras confortáveis, acessórios higienizados, organizados e em boas condições, estrutura limpa, profissionais uniformizados, espaço para espera, decoração moderna… tudo isso ajuda a melhorar a experiência do cliente desde o momento da sua chegada até a saída. Porém, não é só a estética que agrada, o comportamento dos profissionais contam muito para deixar aquela primeira boa impressão. E aí vai um resumo de ações que ajudam nessa missão:

  • Receba seu cliente na porta dando as boas-vindas com gentileza, sempre perguntando como ele está antes de iniciar uma conversa.
  • Chamar o cliente pelo nome é uma forma de demonstrar que o seu atendimento é personalizado e que você se importa com cada um deles.
  • O sorriso é essencial para transmitir confiança e simpátia.
  • Sempre que possível, não deixe seu cliente esperando. Se tiver qualquer imprevisto, comunique imediatamente a previsão para atendimento e desculpe-se pelo ocorrido.
  • Observe o perfil do cliente para saber se ele está aberto a conversas ou se prefere um tratamento mais cordial. O silêncio também significa respeito!
  • Sempre pergunte o que a pessoa deseja antes de iniciar o serviço. Questione como prefere o corte, por exemplo, se tem referências ou se deseja uma nova sugestão.
  • Evite termos técnicos, a melhor linguagem é aquela que o cliente entende. É preciso dar exemplos para que ele compreenda como determinado procedimento funciona.
  • Fale sempre a verdade! Não omita valores dos serviços ou indique técnicas que não são adequadas ao cabelo, unhas, barba ou pele do cliente. Vender serviços pode parecer lucrativo na hora, mas passa a ser um prejuízo quando o cliente decide não voltar ao seu estabelecimento.
  • Não há mal algum em paparicar o cliente, oferecendo um café, água, biscoitos, balas, Wi-Fi gratuito ou outros itens para o seu conforto e comodidade. É claro que tudo depende do seu orçamento, mas pense que atitudes simples podem gerar um bom retorno a longo prazo. Ir além também pode, usando a criatividade para agradar.
  • Por último, trate muito bem seus funcionários, ofereça treinamentos e a assistência necessária. Quando as pessoas são bem tratadas, elas ficam mais dispostas para transmitir ao próximo o mesmo tratamento que recebem.

Com essas dicas, você já consegue demonstrar ao seu cliente a importância que ele tem para você. Lembre-se: quando uma pessoa tem uma experiência boa de consumo, ela pode espalhar para muitas outras e atrair mais clientes para o seu negócio. Mas o contrário também acontece, e muitos profissionais podem ser prejudicados pelo boca a boca. Então, comece a colocar em prática esses pequenos gestos agora mesmo!

Se quiser aprender mais dicas de atendimento, empreendedorismo e estratégias para o seu negócio, confira o curso de Gestão de Salão de Beleza do Instituto Embelleze.

Aprenda a conquistar, fidelizar e encantar seu cliente!

 

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